sábado, 20 de novembro de 2010

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Curiosidades




1) Qual a cor do Serviço Social?*
Verde.

2) Quais os símbolos do Serviço Social e o que eles significam?*
Turmalina Verde: Pedra Brasileira singela por excelência, ninguém procura falsificá-la. Simboliza a esperança e a sinceridade.
Estrela dos Reis Magos: Lembra num mesmo facho, a suprema caridade do redentar e o elevado ideal dos Reis Magos que, segundo e na renúncia dos próprios bens e comodidade encontrou a LUZ.
Simboliza o espírito de fraternidade universal e de sacrifício pelo bem dos homens.
Balança com a Tocha: Exprime o caráter da justiça social; mais moral que jurídica, à punição do que erro, preferindo a redenção. Simboliza que pelo amor e pela verdade tudo pode ser removido.

3) Por que se comemora o 15 de maio como o Dia do Assistente Social?*
O dia é comemorado em virtude do Decreto 994/62 que regulamenta a profissão do assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais ter sido editado em 15 de maio de 1962. Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei no. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei 8662 de 08 de junho de 1993 - Conselho Federal e Regionais de Serviço Social.

Serviço social no Brasil







Quando surgiu o Serviço Social no Brasil?

Resposta: O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica e Estado varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país. O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957 com a lei 3252.
A profissão manteve um viés conservador, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970. Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980, o Serviço Social também experimentou novas influências: a partir de então, a profissão vem negando seu histórico de conservadorismo e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos (cf., dentre outros, Iamamoto e Carvalho, 1995; Netto, 1996; Pereira, 2008).

domingo, 14 de novembro de 2010

Introdução: Mary Richomond e sua importância na prática social direta.





Mary Richmond era um excelente praticante que formulou a primeira instrução abrangente dos princípios do trabalho de prática social direta. Born in Belleville, Illinois, she joined the Baltimore Charity Organization as an assistant treasurer at the age of 28. Nascida em Belleville, Illinois, ela entrou para o Baltimore Caridade Organização como um tesoureiro-assistente na idade de 28. In 1981t her administrative duties led to her appointment as general secretary. Em 1981t suas funções administrativas levaram à sua nomeação como secretário geral. In addition to her assigned duties, she volunteered as a friendly visitor. Além de suas atribuições, ela se ofereceu como visitante amigável.
Concerned about the frequent failures of cases to respond to service, in 1897 she delivered her historic speech at the National Conference of Charities and Correction, calling for schools to train professional social workers. Preocupado com as falhas freqüentes de casos de responder ao serviço, em 1897 ela deu à luz seu histórico discurso na Conferência Nacional de Caridade e correção, chamando para as escolas de formação profissional de assistentes sociais. In 1899, she published the first comprehensive presentation of practical suggestions, Friendly Visiting Among the Poor. Em 1899, ela publicou a primeira apresentação abrangente de sugestões práticas, Friendly Visitando entre os pobres.
In 1900, Ms. Richmond became general secretary of the Philadelphia Society for Organizing Charity. Em 1900, a Sra. Richmond tornou-se secretário geral da Sociedade de Philadelphia para a organização de caridade. During her tenure, she emphasized the need for volunteer effort. Durante seu mandato, ela enfatizou a necessidade de um esforço voluntário. She also fought to obtain legislation for deserted wives and founded the Pennsylvania Child Labor Committee, the Public Charities Association, the juvenile court, and the Housing Association. Ela também lutou para obter a legislação para as esposas deserto e fundou a Criança Pensilvânia Labor Committee, o Ministério Público Associação Caridade, o juizado de menores, ea Associação de Habitação.
Between 1905 and 1909, Ms. Richmond was associated with Charities, which developed teaching materials for Charity Organization Societies nationwide. Entre 1905 e 1909, a Sra. Richmond foi associada a instituições de caridade, que desenvolveu material didático para as Sociedades de Organização de Caridade por todo o país. She then became director of the Russell Sage Foundation's Charity Organization Department in New York City. Ela então tornou-se diretor da Caridade do Russell Sage Foundation Departamento de Organização, em Nova York. She also taught and did research at the New York School of Philanthropy. Ela também ensinou e fez pesquisas na New York School of Philanthropy.
From 1910 through 1922, she developed and headed summer institutes attended by secretaries of charity organization societies from all parts of the country. De 1910 a 1922, ela desenvolveu e dirigiu institutos de verão com a participação de secretários das sociedades de organização de caridade de todas as partes do país. Her most celebrated book, Social Diagnosis, was based on her lectures and on her wide readings in history, law, logic, medical social work, psychology, and psychiatry. Seu livro mais célebre, Diagnóstico Social, foi baseado em suas palestras e em suas leituras de largura em história, direito, lógica, o trabalho médico-social, psicologia e psiquiatria. Widely hailed as evidence of the professionalization of social work, it was the first formulation of theory and method in identifying the problems of clients. Amplamente reconhecido como prova da profissionalização do trabalho social, foi a primeira formulação da teoria e método na identificação dos problemas dos clientes. In 1922, she defined social case wok as "those processes which develop personality through adjustments consciously effected, individual by individual, between men and their social environment." Em 1922, ela definiu wok caso social como "aqueles processos que se desenvolvem a personalidade através de ajustamentos conscientemente efectuada, indivíduo por indivíduo, entre os homens e seu ambiente social."
Ms. Richmond's other publications include The Good Neighbor in the Modem City (1907) and What is Social Casework? de outras publicações incluem Sra. Richmond O Bom Vizinho na Cidade Modem (1907) e O que é Social Casework? An Introductory Description (1922). Uma descrição introdutória (1922).

Introdução ao Serviço Social




Origem
A profissão surge no final do século XIX, em 1898, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Com a ascensão da sociedade burguesa com o aparecimento de classe sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria um certo controle sobre os proletários. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma.
Mas no Brasil é por volta de 1936, quando se iniciou o processo de industrialização intensa e urbanização no país, como parte das estratégias do Estado, para atender às demandas da questão social, via execução direta das políticas sociais. A emergência da profissão encontra-se relacionada também à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, Igreja Católica e Estado Varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações e pauperismo populares, advindos da relação capital x trabalho.
Com o passar do tempo a profissão foi se estruturando, chegando hoje a uma profissão com teorias, metodologias. Atualmente o serviço social se tornou uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. O curso superior de Serviço Social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão.

Quem regulamenta a profissão no Brasil é o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os respectivos Conselhos Regionais (CRESS).